Perguntas e Respostas

  • Ação

  • Qual hormônio é usado no DIU-hormonal (SIU-LNG)?

    O DIU-hormonal contém o progestagênio levonorgestrel, também chamado de hormônio do corpo lúteo.

  • Qual é a probabilidade de um espermatozóide atingir e fertilizar o óvulo ao usar um DIU hormonal? Existe uma porcentagem?

    A probabilidade de gravidez é muito baixa. Com o DIU-hormonal as mulhres estão tão protegidas de uma gravidez indesejada quanto após a esterilização (laqueadura tubária). Se 100 mulheres usarem o DIU-hormonal por um ano, menos de 1 delas engravida.

    Qual é a probabilidade de que o esperma ultrapasse as “barreiras” e que o óvulo seja fertilizado?

  • Devido aos efeitos locais do DIUl hormonal, o muco cervical é espessado ao longo do ciclo e, portanto, é praticamente impermeável ao esperma. As gravidezes ectópicas na presença do DIU hormonal são muito, muito raras e ocorrem com a mesma frequência que em mulheres que sofreram esterilização / laqueadura das trompas de falópio. Isso é um sinal de que o colo do útero é praticamente impenetrável para o esperma e, portanto, não há fertilização. É por isso que o DIU hormonal é um dos métodos mais eficazes de contracepção.

    A ovulação é suprimida pelo DIU-hormonal?

  • Não, na maioria dos casos não. As mulheres que usam o DIU-hormonal ovulam principalmente porque a dosagem hormonal é tão baixa que não suprime a ovulação.

    Quanto tempo o SIU-LNG é eficaz?

    • Mirena®, Kyleena®             5 anos
    • Levosert®                               5 anos
    • Jaydess®                                 3 anos

    Eu uso o DIU-hormonal há 5 anos. Meu ginecologista acha que o DIU pode ser deixado por mais um ano com total eficácia.

    Dependendo do tipo de DIU, o fabricante especifica um tempo de permanência de 3 a 5 anos, no qual uma certa taxa de segurança é incluída para que a duração de 3 a 5 anos seja realmente fornecida a todas as mulheres. Presumivelmente, a proteção é dada para além disso para algumas mulheres.

    O DIU-hormonal foi inserido imediatamente após um aborto. A partir de quando quando a proteção contraceptiva é garantida neste caso?

    Nesse caso, você é imediatamente protegida efetivamente. Mas após a próxima menstruação, você precisa verificar se o DIU ainda está no útero. Em raros casos ele pode ser expulso ou se deslocar.

    Acabei de expulsar o DIU-hormonal. Quanto tempo durará a proteção contraceptiva?

    Após remover ou muito raramente expulsar o DIU, você pode engravidar novamente imediatamente. Você não tem mais proteção.

    Interações

    Há interação medicamentosa do DIU-hormonal com outras medicações?

    A metabolização dos progestágenos pode ser acelerada pela administração simultânea de certas substâncias (indutoras de enzimas), como anticonvulsivantes (medicamentos contra convulsões) e antibióticos (medicamentos contra infecções). Do ponto de vista médico, não são esperadas interações com outros medicamentos,  porque o DIU-hormonal atua principalmente localmente. E para esse efeito local, não importa quais outros medicamentos você tome.

  • Existe interação entre o DIU- hormonal e a erva de São João? A contracepção é eficaz quando usada ao mesmo tempo?

    Não há dados de estudos específicos. No entanto, devido ao mecanismo de ação, não se espera interação com a erva de São João (Hypericum perforatum) ou outros medicamentos, uma vez que o DIU-hormonal atua apenas localmente no útero. Portanto, a função do fígado não é importante para o efeito do DIU-hormonal e, consequentemente, não há diminuição no modo de ação devido à erva de São João. Em contraste com o DIU-hormonal, o efeito da pílula depende da concentração dos hormônios no sangue e, portanto, da função do fígado. É por isso que a pílula interage com a erva de São João.

    Eu tenho um DIU-hormonal (Mirena) que foi colocado à 8 anos. Ele ainda está no meu corpo, porque estou muito relutante em ir ao ginecologista. Após 3 anos, comecei a utilizar métodos contraceptivos de barreira. Isso pode ter consequências negativas para mim?

    O DIU-hormonal (Mirena) permanece muito eficaz por pelo menos 5 anos. Depois disso, você não estará mais protegido de maneira confiável. No que diz respeito aos métodos de barreira, você deve levar em consideração que estes são apenas moderadamente eficazes, ou seja, é mais provável que você engravide se usar apenas esses métodos. Portanto, faria sentido fazer a troca por um novo DIU-hormonal.

    Zur Übersicht

    Efeitos colaterais

    Pode acontecer do DIU-hormonal causar ganho de peso? Isso ocorre apenas na fase de ajuste? Em caso afirmativo, por que não há nada descrito no site na parte de desvantagens?

    Em estudos científicos com o Mirena, o DIU-hormonal não levou ao ganho de peso. Isso também pode ser esperado devido ao mecanismo de ação. Por um lado, ao DIU não contém estrogênio. Esse hormônio é responsável pelo ganho de peso em mulheres que tomam a pílula. Por outro lado, a dosagem do Levonorgestrel (hormônio do corpo lúteo) no DIU-hormonal é tão baixa que basicamente só atua localmente. Devido à baixa dosagem hormonal, não se espera um impacto em todo o corpo.

    No entanto, a Bayer afirmou que, devido à situação legal, eles são forçados a listar todos os efeitos colaterais relatados. Mesmo que esses efeitos colaterais não tenham conexão com o dispositivo. Portanto, o ganho de peso é listado como um possível efeito colateral nas informações fornecidas pelo fabricante.

    Nesse caso específico, é importante esclarecer que a maioria dos adultos ganha peso com a idade. Mas se você comparar mulheres com DIU de cobre com mulheres que têm um DIU-hormonal, o ganho de peso é o mesmo nos dois grupos.

    O ganho de peso é varia muito individualmente e depende de muitos fatores. Em alguns casos, haverá uma relação temporal entre o peso e a colocação do DIU-hormonal. No entanto, não há indicação de que o DIU-hormonal seja responsável por isso.

    Eu usei o DIU-hormonal, mas a removi por causa dos efeitos colaterais. No futuro, avisarei todas as mulheres que conheço que desejam usar um DIU-hormonal.

    É lamentável que você tenha tido efeitos colaterais. Infelizmente, isso acontece em casos raros. No entanto, lembre-se de que a grande maioria das usuárias está muito satisfeita com o DIU-hormonal e, acima de tudo, muito eficazmente protegida contra gestações indesejadas.

    Infelizmente, em algumas situações, é difícil encontrar métodos contraceptivos adequados e eficazes. Isso ocorre porque nós humanos frequentemente reagimos de maneira diferente a situações diferentes. Portanto, não existe método contraceptivo que seja igualmente bem tolerado por todas as mulheres. No entanto, a proporção de mulheres que toleram bem o DIU-hormonal é maior do que a de outros métodos contraceptivos.

    É emocionalmente compreensível que você deseje aconselhar outras mulheres contra o DIU-hormonal por causa de suas próprias experiências ruins. No entanto, você também deve recomendar outro método contraceptivo igualmente eficaz para essas mulheres. Caso contrário, existe um grande risco de gravidez indesejada e, consequentemente, abortos.

    Eu tenho dores nas costas. Essas são causadas ​​pelo DIU-hormonal?

    É difícil obter uma resposta definitiva para dar sua pergunta. Em princípio, é concebível que um DIU – como corpo estranho – estimule a contração do útero, como ocorre durante a menstruação. Às vezes, isso pode levar a dores nas costas, porque o útero está ligado à coluna por ligamentos e a tração esses ligamentos pode causar dor lombar. No entanto, essas queixas são muito raras. Via de regra, o DIU-hormonal leva a uma diminuição da dor menstrual.

    Se a dor existia antes da inserção, provavelmente não há conexão. Se o desconforto aparecer apenas após a colocação, é provável que uma resposta definitiva só possa ser dada após a remoção do DIU o desconforto desaparecer após a remoção. Antes de remover o DIU-hormonal, todas as outras causas de dor nas costas devem ser excluídas. Depois da remoção, você terá novamente a menstruação e os desconfortos relacionados a ela. Você também precisaria usar métodos contraceptivos eficazes, se necessário.

    O DIU-hormonal atrasa a menopausa? Eu gostaria de vivenciar um curso natural da menopausa.

    O DIU-hormonal não afeta a menopausa.

  • Zur Übersicht

    Aquisição e fabricação

    Onde posso obter o DIU-hormonal?

    O seu médico fará a colocação do DIU-hormonal para você. Ou você recebe o DIU-hormonal diretamente dele/a  ou seu médico/a lhe fará uma receita para que você possa comprá-lo.

    O DIU-hormonal difere de país para país?

    Atualmente existem vários DIU-hormonais disponíveis em quase todos os países. Atualmente existem:

    da Bayer: Mirena®, Kyleena®, Jaydess®

    de Gedeon Richter: Levosert®

    Onde é produzido o DIU-hormonal?

    Os DIUs da Bayer são fabricadas na Finlândia.

  • Zur Übersicht

    Aplicação

    Existem condições sob as quais um perfuração uterina durante a inserção é mais provável de ocorrer ou pode sempre acontecer?

    A perfuração é muito rara e está intimamente relacionada à experiência do médico em inserir o DIU-hormonal. O risco pode ser maior se o colo do útero estiver muito fechado e / ou o útero for muito inclinado para frente ou para trás.

    Eu tomo a pílula em regime estendido. Devo mudar para o ciclo normal por dois meses antes de inserir o DIU-hormonal para que tudo o que “se acumulou” ao longo do ciclo possa ser eliminado por meio do sangramento?

    É melhor discutir a situação com seu ginecologista. Basicamente, não há razão para não colocar o DIU na ausência de menstruação, desde que o endométrio esteja reduzido.

    Um DIU-hormonal foi colocada em mim há uma semana. Eu tive dor abdominal intensa desde então, cólicas como durante o período menstrual. O check-up no meu ginecologista mostrou que o DIU mudou de posição, girou e os fios não estão mais para fora do colo do útero. Devo remover o DIU?

    Infelizmente, raramente acontece que um DIU hormonal se desloque. Às vezes, há uma razão para isso, como uma cavidade uterina levemente modificada, mas muitas vezes não há razão aparente. A posição errada do DIU às vezes leva às queixas que você descreveu. No entanto, uma avaliação precisa só é possível usando o ultrassom. Se seus sintomas não melhorarem, o DIU-hormonal deve ser removido. No entanto, você não terá mais proteção contraceptiva e precisará considerar outro método e discuti-lo  com seu ginecologista.

    O que posso fazer se o fio do DIU-hormonal não puder mais ser sentido?

    Se você não sentir mais o fio, você deve fazer um exame de ultrassom com seu ginecologista. Nesse caso, ou o DIU foi expulso ou o fio deslizou para dentro da cavidade uterina. O último não é um problema: você ainda pode deixar o DIU-hormonal até a data planejada para a troca ou remoção.

    O fio do meu DIU-hormonal foi cortado muito curto, por isso não pode ser puxado facilmente. Minha ginecologista tentou várias vezes sem sucesso. Portanto, ela agora recomendou que o procedimento seja realizado com um anestésico local. Quando marquei uma consulta (sem exame), disseram-me que uma curetagem deveria ser feita imediatamente. Isso é necessário?

    Do ponto de vista médico, não há motivo convincente para uma curetagem ao remover o DIU. Os fios curtos não são realmente um problema. Somente a remoção pode ser um pouco mais difícil e uma anestesia local é certamente útil para o procedimento. Talvez o colo do útero também deva ser preparado com um medicamento (Cytotec® / Cyprostol® ou Mifegyne®),  já que estando ligeiramente aberto e a remoção é mais fácil.

    Quanto tempo tenho de esperar depois da inserção do DIU para fazer sexo novamente? Meu ginecologista disse que você pode fazer sexo novamente imediatamente. Agora ouvi dizer que você deve esperar pelo menos uma semana por causa da abertura do colo do útero e do risco de infecção. Qual informação é correta?

    O colo do útero é apenas ligeiramente aberto para a colocação do DIU-hormonal e se fecha novamente muito rapidamente, de modo que também é dada proteção contra infecções. A espiral hormonal também fornece proteção imediata contra gravidezes indesejadas, se tiver sido colocada durante a menstruação.

    Desde a colocação do DIU-hormonal há um mês, sinto dores abdominais e sangramento como na menstruação. Isso é normal?

    Dor persistente e sangramento intenso não deveriam acontecer. Seus sintomas podem ser causados ​​por um DIU-hormonal posicionado incorretamente. Para saber o que está acontecendo, seu ginecologista precisaria fazer um ultrassom. Se os sintomas não melhorarem, considere remover o DIU-hormonal.

    Eu uso o DIU-hormonal, não para contracepção, mas para controle do sangramento e cólicas intensas. Eu tenho o mesmo DIU há 7 anos. Existe um risco maior de que o DIU não possa mais ser removido, conforme os anos passam?

    A remoção é fácil, independentemente do tempo de duração do DIU. No entanto, você voltará a menstruar assim que o reservatório hormonal estiver vazio e então você não estará mais protegida contra a gravidez. A menos que você já esteja na menopausa.

    Zur Übersicht

    Material

    Tenho alergia a plástico, posso tolerar o DIU-hormonal? De que material é feita a espiral e de que material são feitos os fios?

    Envie por favor a sua pergunta ao fabricante, Bayer ou Gedeon Richter.

    O DIU-hormonal contém componentes metálicos?

    Os SIU-LNG Mirena® e Levosert® não contêm componentes metálicos, são feitas de material plástico. O Levosert® também contém sulfato de bário, o que torna esse hormônio mais visível em raios-X.

    Os SIU-LNG Kyleena® e Jaydess® têm um anel de prata, mas isso não é um problema para exames como exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética ou Ultrassom. O anel de prata facilita a visualização do SIU no ultrassom.

    O DIU-hormonal contém cobre?

    Não, o DIU-hormonal não contém cobre. Os DIUs Kyleena® e Jaydess® têm um anel de prata, o que facilita a visualização do DIU no ultrassom.

  • Zur Übersicht

    Tolerância

     

    Eu não tolero a pílula de progestogênio, também não tolerarei o DIU-hormonal?

    O DIU-hormonal também contém um progestogênio, mas a dose é muito mais baixa do que na pílula ou no implante. Portanto, a intolerância à pílula de progestogênio não significa uma intolerância ao DIU- hormonal.

    Posso usar o DIU-hormonal se tiver pressão alta?

    Sim, o DIU-hormonal não afeta a pressão arterial.

    Um DIU-hormonal pode causar problemas durante o exercício, a relação sexual ou a Terapia manual para problemas abdominais?

    Do ponto de vista médico, é inconcebível que um DIU no útero seja um problema nos esportes, nas relações sexuais ou no tratamento manual. Mesmo que o útero seja movimentado, como durante um exame ginecológico ou durante a relação sexual, a presença do DIU não é um problema. Um DIU é tão suave e flexível que isso não deve ser um problema.

    Posso tomar banho galvânico ou banhos hidroelétricos prescritos apesar do DIU-hormonal?

    A espiral hormonal não é um problema para banhos galvânicos ou banhos de corrente de estimulação, pois o DIU não contém peças metálicas magnéticas.

    Os vibradores podem continuar sendo usados ​​com o DIU-hormonal?

    Do ponto de vista médico, não há nenhuma contraindicação. Não são conhecidos estudos nem relatos de problemas.

    Um cinto de massagem vibratório pode deslocar o DIU-hormonal?

    Do ponto de vista médico, não há expectativa de que isso ocorra.

    Eu vou regularmente à academia e faço exercícios em uma plataforma vibratória. O DIU-hormonal pode se deslocar?

    Não há risco do DIU-hormonal se deslocar devido a vibrações.

    Posso usar um removedor de pêlos a laser se eu tiver um DIU-hormonal inserido?

    Não há comprometimento nem do DIU-hormonal nem do efeito do laser. Como o raio laser não penetra no corpo, ele não pode ter efeito no DIU.

    O dispositivo terapêutico Contrain®, usado para problemas intestinais, pode ser usado se eu tiver um DIU-hormonal?

    O hormônio é liberado do DIU através de uma membrana semi-permeável. O hormônio se difunde lentamente através dessa membrana. É inconcebível que as ondas de um dispositivo de frequência média prejudiquem essa difusão e, assim, alterem o efeito contraceptivo.

    Eu tenho um útero levemente bicorno. Posso usar um DIU-hormonal?

    Tudo depende do tipo de alteração do útero e de como o seu útero toleraria um DIU-hormonal. Se a alteração não for muito pronunciada, um DIU-hormonal pode ser colocado, do ponto de vista médico. No entanto, como o DIU-hormonal é relativamente caro, envolveria um certo risco financeiro. Nesse caso,  o DIU de cobre Gynefix®, também conhecido como corrente de cobre, também pode ser usada. Seu ginecologista pode precisar colocar duas dessas correntes de cobre, para um seguro efeito contraceptivo.

    Eu fui diagnosticado com um tumor no fígado.  DIU-hormonal deve ser removido?

    Isso depende de que tipo de tumor está presente. No caso de adenoma hepatocelular, o DIU deve ser removida como precaução.

    Meu útero é muito pequeno para o DIU-hormonal Mirena®. Existem DIUs menores?

    Os novo DIUs Jaydess® e Kyleena® são um pouco menores e liberam um pouco menos de hormônio. De acordo com estudos anteriores, eles também são muito bem tolerados.

    Eu uso o DIU-hormonal. Posso fazer ressonância magnética (RNM)?

    Como o Mirena® e o Levosert® não contêm nenhum metal, uma ressonância magnética é pode ser realizada completamente sem problemas. O Kyleena® e o Jaydess® possuem um anel de prata, mas ele não é magnético; portanto, uma ressonância magnética também não é um problema.

    Expulsei o DIU-hormonal. Um novo DIU deve ser inserido novamente?

    Infelizmente, não há informações ou estimativas válidas para todos os casos. Expulsar um DIU-hormonal é muito raro e ainda menos comum do que ocorre com DIUs de cobre. Nos raros casos em que isso acontece, com frequência nenhuma causa pode é encontrada. Algumas vezes a presença de Miomas é diagnosticada e isso pode ser uma explicação. No entanto, o DIU-hormonal geralmente permanece bem no útero mesmo na presença de miomas. Não há risco à saúde associado à reinserção, apenas financeiro.

    Expulsei o DIU-hormonal apenas alguns dias depois de inseri-lo. Quais são as chances disso acontecer com uma mulher novamente após uma expulsão do DIU?Existem fatores que favorecem isso acontecer?

    A expulsão após um período tão curto é rara. Com um exame de ultra-som preciso, faria sentido ver se a forma da cavidade uterina mudou de alguma forma, por exemplo através de um pólipo ou mioma uterino ou um útero bicorno previamente não diagnosticado . Miomas são muito comuns, na maioria dos caso benignos e raramente causam queixas. Contudo um mioma às vezes pode mudar a forma da cavidade uterina, fazendo com que o DIU seja expelido. Também seria importante saber se o seu ginecologista realizou um exame de ultrassom depois de inserir o DIU-hormonal para verificar a posição correta. É difícil determinar quão grande é o risco de rejeição. Se o formato da sua cavidade uterina não mudou e se a posição do espiral hormonal estivesse correta, seria improvável que isso acontecesse novamente. Se houver indicações de que o DIU-hormonal estava em uma posição incorreta, na próxima vez o ginecologista deve ter certeza de que o DIU foi corretamente posicionado. Se você possui Miomas que alteram a forma da cavidade uterina, é mais provável que uma expulsão aconteça novamente no futuro.

    Zur Übersicht

    Reembolso de custos

    Expulsei o DIU-hormonal. O fabricante reembolsará os custos?

    A expulsão do DIU-hormonal é um evento muito raro. Compreensivelmente, é irritante para as poucas mulheres em que isso ocorre. Basicamente, a expulsão é comparável aos efeitos colaterais ou à ineficácia da medicação. Normalmente, também não há substituição pelo fabricante. Somos independentes do fabricante e não influenciamos sua política. Mas é claro que você pode encaminhar suas preocupações para os fabricantes, as empresas Bayer ou Gedeon Richter.

    Eu tive o DIU-hormonal removido por conta de efeitos colaterais. Posso ter os custos reembolsados?

    Efeitos colaterais graves que requerem remoção prematura são uma ocorrência muito rara no DIU-hormonal. Compreensivelmente, é irritante para as poucas mulheres em que isso ocorre. Infelizmente, qualquer medicamento, por mais eficaz que seja, também pode ter efeitos colaterais indesejáveis. Geralmente, também não há reembolso pelo fabricante.

    Esta página inicial foi criada independentemente do fabricante. Entre em contato com seu médico ou fabricante, Bayer ou Gedeon Richter com suas dúvidas.

    Zur Übersicht

    Teste de gravidez

    Posso fazer um teste de gravidez com um DIU-hormonal inserido?

    Mesmo na presença do DIU- espiral deitada, você pode fazer um teste de gravidez a qualquer momento e o resultado também é confiável. O DIU-hormonal é um dos métodos mais confiáveis ​​de contracepção e a gravidez é muito rara

  • Zur Übersicht

    Tratamento de anemia

  • O que é mais efetivo ou possui melhor custo benefício no tratamento de anemia grave devido a sangramento muito intenso ou prolongado, o DIU-hormonal ou a remoção do útero?

  • É difícil determinar se a espiral hormonal é mais eficaz do que remover o útero. De qualquer forma, a espiral hormonal é um tratamento muito, muito eficaz para essa situação. E é muito mais barato do que remover o útero.
  • Zur Übersicht

    Perguntas específicas e diagnóstico à distância

  • Meu caso é muito especial. Você pode me dar sua opinião sobre isso?

    À distância, perguntas especiais costumam ser difíceis ou mesmo impossíveis de responder. É melhor discutir seu caso especial com o seu ginecologista, que pode realizar exames, se necessário. Você também pode obter a opinião de vários médicos.

    Meu ginecologista está de férias. Você pode me ajudar?

    À distância, perguntas específicas costumam ser difíceis ou mesmo impossíveis de responder. Se for um caso de emergência ou urgente, entre em contato com outro ginecologista.

    Zur Übersicht

    Material informativo e amostras

    Você pode me enviar material informativo ou amostras?

    Esta página é mantida independentemente do fabricante do DIU-hormonal. Para obter informações sobre o DIU-hormonal, entre em contato com o fabricante, Bayer ou Gedeon Richter. Oferecemos apenas um  folheto informativo do tamanho de um cartão postal. Ficaremos felizes em enviá-lo gratuitamente. Também gostaríamos de lhe enviar uma pasta do Museu de Anticoncepção e Aborto (Museums für Verhütung und Schwangerschaftsabbruch)