Remoção do DIU hormonal

O reservatório hormonal do DIU hormonal Mirena® libera uma quantidade muito pequena de hormônio (progestogênio) lentamente durante um período de 5 anos. O reservatório hormonal do Jaydess®  – um pouco menor – é suficiente para uma contracepção segura por 3 anos. Depois disso, o reservatório fica vazio e os DIUs hormonais não são mais eficazes. Portanto, o DIU hormonal deve ser removido após 3 a 5 anos, dependendo do tipo do DIU.

Se desejado, o DIU hormonal também pode ser retirado anteriormente a qualquer momento. Ao remover, o ginecologista puxa delicadamente os fios de remoção com uma pinça.

Faz sentido usar as mesmas medidas para prevenir a dor que quando inserido. (consulte o capítulo ‘Inserção sem dor’). Como o colo do útero está geralmente fechado, a remoção pode às vezes ser dolorosa, embora seja mais fácil em termos de procedimento do que a inserção. Se ainda houver sangramento regular, o DIU deve ser removido durante a menstruação.

Após a remoção, não há mais proteção contra a gravidez e você pode engravidar imediatamente. A maioria das mulheres engravida nos meses seguintes se não usar um método contraceptivo eficaz. (consulte o capítulo ‘Fertilidade depois’)

Se não houver desejo de ter filhos, outro método contraceptivo seguro deve ser iniciado imediatamente após a remoção.