35 anos férteis

O período de tempo em que uma mulher pode engravidar dura cerca de 35 anos (desde o primeiro período menstrual entre 11 e 15 anos até a menopausa com cerca de 50 anos). É um longo tempo e não surpreende que no passado as mulheres engravidassem cerca de 15 vezes na vida.

Apesar de hoje existirem muitas opções de métodos contraceptivos eficazes, considerando que cada mulher terá em média apenas 1 a 2 filhos, 35 anos férteis em planejamento familiar são um longo período de “controle”, no qual pode muito bem acontecer que a contracepção ocasionalmente não seja efetivamente realizada.

A utilização adequada do método contraceptivo se torna ainda mais difícil pelo fato de que a sexualidade não é um ato racionalmente controlado. Pelo contrário, é um momento em que você deseja esquecer todo o resto. Essa é também a razão pela qual métodos comportamentais (que intervêm no curso da sexualidade), como preservativos, diafragmas ou a tabelinha, acabam não sendo usados ​​de maneira consistente. Além disso, é comum que outros métodos que exigem regularidade (pílula, auto-observação) sejam ocasionalmente esquecidos na vida cotidiana em 35 anos.

Por esses motivos, os métodos reversíveis de longo prazo estão se tornando cada vez mais populares (DIU, implante). Eles oferecem proteção muito segura contra gravidezes indesejadas, permitem sexualidade espontânea e não precisam ser tomadas regularmente. O DIU hormonal é adequado para mulheres em diferentes fases da vida e também tem a vantagem de reduzir o sangramento menstrual mensal.

Atualmente, na Áustria, cerca de 200.000 mulheres estão usando com sucesso o DIU hormonal. Na Alemanha, há quase um milhão de mulheres que escolheram esse método contraceptivo.