Depois da interrupção de uma gravidez

A interrupção de uma gravidez indesejada é o procedimento ginecológico mais comum em todo o mundo. A causa de uma gravidez indesejada é geralmente a contracepção incorreta. Existem muitos fatores que levam ao uso incorreto (ou ao não uso) dos métodos contraceptivos disponíveis, sendo a falta de informação de qualidade, sem dúvida, o principal deles.

Diante de uma gestação indesejada, muitas mulheres reavaliam o uso e eficácia do método contraceptivo usado anteriormente e, consequentemente, acabam escolhendo métodos mais eficazes e mais convenientes.

No caso de um aborto cirúrgico, o DLIU pode ser colocada imediatamente após o procedimento, e há, portanto, uma contracepção confiável imediatamente após o aborto. Se não for inserido imediatamente após o procedimento, o Mirena® ou Jaydess® também pode ser inserido em qualquer períodos menstruais seguintes. No entanto, a mulher / casal deve nesse período usar métodos contraceptivos seguros.

Após um aborto com medicação, o DLIU pode ser colocado no próximo período menstrual (cerca de 4-5 semanas após o aborto). É importante ressaltar que a contracepção deve ser realizada imediatamente após o aborto, uma vez que um novo óvulo amadurece imediatamente após o término da gravidez e uma mulher pode engravidar novamente apenas 2-3 semanas após o aborto, antes do próximo período menstrual! Uma pílula, um adesivo contraceptivo ou um anel contraceptivo podem ser usados ​​durante o período entre o aborto e a colocação do DLIU.