Jaydess o pequeno dispositivo intrauterino de libertação hormonal

 

JAYDESS® – um dispositivo intrauterino (DIU) pequeno e leve

A maior parte das mulheres jovens evitam engravidar usando a pílula contracetiva ou o preservativo. No entanto, estes métodos podem apresentar aspetos inconvenientes, nomeadamente os esquecimentos da toma da pílula pela atividade diária, assim como a interrupção desagradável do ato sexual para colocação do preservativo. Estas condições são riscos para ocorrerem gravidezes não planeadas. O facto de mulheres jovens e/ou que nunca tenham tido filhos poderem usar um dispositivo intrauterino (DIU) ainda não é do conhecimento geral. Recentemente um novo DIU hormonal foi desenvolvido cujo alvo é precisamente este grupo de mulheres.

Com este DIU, as mulheres tem agora um contracetivo de longa duração e de dosagem hormonal mínima, fornecendo grande eficácia durante 3 anos.

 

Como atua o Jaydess®?

O DIU hormonal Jaydess® é um ótimo método anticoncecional para evitar a gravidez. Associaa as vantagens de uma pílula livre de estrogénios (menor dor e fluxo menstrual sem efeitos secundários de estrogénios) com a do DIU convencional (atuação segura e direta a nível do útero com longa duração).

Assim é a forma de contraceção confortável, prática e segura que garante uma proteção duradoura. O DIU hormonal é um dispositivo artificial com uma armação em plástico pequeno e mole, em forma de T. As hastes do T são maleáveis e permitem ao médico/a, a colocação praticamente indolor no útero ao mesmo tempo que assegura uma boa aplicação. A nível do corpo do DIU existe um pequeno compartimento de armazenamento. É nesse compartimento que está armazenada o levonorgestrel, um composto semelhante à progesterona. Esta hormona é largamente usada em pílulas contracetivas com muito boa tolerabilidade. Após a colocação da Jaydess® no útero, irá libertar lentamente e de forma contínua reduzidas quantidades de levonorgestrel diretamente e a nível local na parede interior do útero.

O DIU apresenta na extremidade inferior dois fios que possibilitam a remoção fácil pelo/a médico/a.Jaydess® oferece contraceção excecionalmente segura durante 3 anos que permite à utilizadora despreocupação em relação a tomas/ usos diários, semanais ou mensais de método contracetivo. A libertação hormonal diária da Jaydess® é de 13,5microgramas de levonorgestrel ao longo de 24h sendo esta dosagem, muito menor que a usada nas pílulas contracetivas, pelo facto de atuar diretamente a nível local e não ter de passar pela corrente sanguínea para poder ser eficaz.

O DIU hormonal é triplamente eficaz desde o primeiro dia na medida em que:

  • Provoca espessamento do muco cervical através da influência hormonal do levonorgestrel funcionando como uma barreira que impede a progressão dos espermatozoides. Este espessamento do muco também evita a progressão de microorganismos e bactérias oferecendo proteção contra as infecções;
  • Diminui o espessamento do endométrio, com a diminuição do fluxo menstrual. O útero não cria as condições necessárias para a nidação do óvulo. Por este motivo as mulheres que usam o DIU hormonal podem deixar de menstruar;
  • Diminui a funcionalidade e mobilidade dos espermatozoides que tenham conseguido atingir o útero através da ação da hormona levonorgestrel.
Mirena-Wirkung

Grafik: www.hormon-spirale.info

Todas estas ações anticoncecionais cessam a partir do momento que o DIU hormonal é retirado, podendo a mulher engravidar logo a partir do primeiro ciclo menstrual.

 Comparação Jaydess®/Mirena®

O novo DIU hormonal Jaydess® é 4mm menor e 2mm mais fino que o Mirena®. As suas funcionalidades são no entanto muito semelhantes.

Comparação Jaydess® Mirena®
Armação: 28mm x 30mm 32mm x 32mm
Efeito: Colocação diretamente no útero. Espessamento do muco e diminuição da proliferação do endométrio. Espermatozoides têm redução da mobilidade e funcionalidade. Colocação diretamente no útero. Espessamento do muco e diminuição da proliferação do endométrio. Espermatozoides têm redução da mobilidade e funcionalidade.
Concentração hormonal: 13,5 mg 52 mg
Dosagem/24 horas: 13,5mcg/24h ao início e depois até 5mcg/24h.

 

20mcg/24h ao início e depois até 10cmg/24h.
Visível na ecografia: Sim Difícil visualizar
Diâmetro para o histerómetro 3,80mm 4,74mm
Segurança 4 de 1000 mulheres engravidam dentro de 1 ano. 2 de 1000 mulheres engravidam dentro de 1 ano.
Menstruação Menstruações diminuídas. Ao início possíveis irregularidades e spotting.

fehlt: 13% der Frauen haben unter Jaydess keine Regelblutung mehr;

Menstruações diminuídas com menos dor. Ao início possíveis irregularidades e spotting
fehlt: anfängliche Zwischenblutungen 24% der Frauen haben unter Mirena keine Regelblutung mehr;
Kosten: € 500.- bis € 600.-
Anwendungsdauer: 3 Jahre 5 Jahre

Vantagens da Jaydess®

As mulheres exigem que a contraceção seja eficaz, segura e com boa tolerabilidade, sobretudo para mulheres jovens com úteros pequeno e mulheres que ainda não tenham tido filhos a Jaydess® oferece pela dimensão mais reduzida (essencialmente o menor volume de ocupação da cavidade uterina) as seguintes vantagens:

Eficácia e segurança. O DIU hormonal promove proteção segura contra a gravidez com concentração hormonal local mínima. A eficácia é independente da idade e peso da mulher. Situações com utilização inadequada, esquecimentos, atrasos de toma, diarreia ou vómitos não interferem na eficácia da Jaydess®.

Contraceção livre de estrogénios. Este DIU apenas contém uma hormona, o levonorgestrel, que pode ser utilizada nas mulheres com elevado risco tromboembólico.

Baixa dosagem. A concentração de hormona na corrente sanguínea é reduzida em um quarto comparativamente à pílula contracetiva, tendendo a ocorrem menos efeitos secundários. A concentração hormonal é reduzida a 50% em relação ao Mirena®.

Colocação praticamente indolor. Pelas dimensões reduzidas, presume-se que a colocação deste DIU será fácil e praticamente indolor.

Confortável e impercetível. A vida sexual não será de preocupações em relação a consequências duma gravidez não planeada (ou planejada). Após a colocação de Jaydess® a mulher não necessita de se preocupar mais sobre a contraceção durante 3 anos.

Visível na ecografia. Um anel em prata no interior do dispositivo do Jaydess® permite a visualização na ecografia assim como distinção de outros dispositivos.

Remoção do DIU a qualquer altura. Para mulheres jovens que querem contraceção segura e eficaz apenas por um curto período de tempo e que têm o desejo de engravidar no futuro próximo, Jaydess® oferece vantagens por poder ser removido a qualquer altura e a mulher poder engravidar imediatamente após a remoção.

Uso durante a amamentação. Pelo facto do Jaydess® apenas conter progesterona, pode ser usado durante a amamentação. A quantidade e qualidade do leite não serão afetadas.

Melhor qualidade de vida. Muitas mulheres valorizam os métodos anticoncecionais que oferecem outras vantagens. O DIU hormonal induz menstruações mais curtas com diminuição de fluxo menstrual. Consequentemente, existe a redução das dores menstruais com menor consumo de analgésicos. A maior parte das mulheres não fica perturbada com o facto de deixar de menstruar, sabendo de previamente que é medicamente seguro.

Possíveis desvantagens do Jaydess®

O DIU Jaydess® é um contracetivo hormonal e semelhantemente à pílula. Podem surgir eeventuais efeitos secundários. No entanto, são menores que com a pílula hormonal e por esta razão o Jaydess® é indicado para mulheres que tenham efeitos secundários com a pílula hormonal.

O que pode acontecer após a colocação do DIU hormonal?

De 100 mulheres que usam Jaydess®:

  • …6 podem expulsar o DIU após colocação. Um aumento de fluxo menstrual pode ser indicador de expulsão. Em 94 de 100 mulheres o DIU mantem-se no útero;
  • …1 a 10 mulheres podem ter efeitos secundários como depressão, enxaqueca, náuseas, queda de cabelo ou dor mamária. Reconhece-se que 90/99 das mulheres não apresentam estes efeitos secundários;
  • …10 mulheres podem iniciar dores de cabeça, dores abdominais, alterações do padrão menstrual e manchas na pele. As mulheres que tomavam a pílula contracetiva para melhorar a acne, se mudarem para o DIU hormonal pode ocorrer reaparecimento da acne. Em 90 de 100 mulheres não ocorre nenhum dos sintomas referidos;
  • …em 13 mulheres podem aparecer quistos nos ovários. Em 87 de 100 mulheres não ocorrem quistos. O efeito contracetivo do Jaydess® é essencialmente a nível do útero, a ovulação ocorre praticamente sem alterações com a normal formação de folículos nos ovários. Por vezes a regressão dos folículos nos ovários é retardada, e o tempo de maturação aumenta. Estes aumentos do tamanho dos folículos e a formação de quistos ocorreram em cerca de 13% das mulheres com utilização de DIU hormonal. Os quistos não causam sintomas na maior parte das mulheres, no entanto podem evoluir com dores abdominais. Na maior parte dos casos os folículos reduzem de tamanho espontaneamente ao longo de 2 a 3 meses.
    Excecionalmente podem ocorrer gravidez ectópica, infeções ou feridas na região pélvica.

A segurança e eficácia de Jaydess®

Os DIUs hormonais são os contracetivos mais confiáveis que existem atualmente:

  • De 1000 mulheres que usam o DIU hormonal Jaydess® ao longo de 1 ano, 4 engravidaram.

Em comparação:

  • De 1000 mulheres que usam o DIU hormonal Mirena® ao longo de 1 ano, 2 engravidaram.,
  • De 1000 mulheres que fazem laqueação de trompas ao longo de 1 ano, 5 engravidaram.
  • De 1000 mulheres que usam DIU de cobre ao longo de 1 ano, 8 engravidaram.
  • De 1000 mulheres que usam pílula contracetiva ao longo de 1 ano, 90 engravidaram.
  • De 1000 mulheres/casais que usam preservativo ao longo de 1 ano, 180 engravidaram.

Fonte: www.contraceptivetechnology.org

fehlt: In Österreich verhüten über 200.000 Frauen mit einer Hormonspirale – Tendenz steigend. Einige Frauen haben sich nach den Entfernen ihrer ersten Hormonspirale bereits eine zweite oder dritte Spirale legen lassen, um so über einen sehr langen Zeitraum effektiv zu verhüten. Weltweit haben etwa 12 Millionen Frauen bereits Erfahrungen mit der Hormonspirale gemacht.

Colocação, controlo e remoção do Jaydess®

Após a observação ginecológica e aconselhamento, o profissional de saúde pode colocar o DIU hormonal. Geralmente ocorre durante o início das perdas menstruais, quando o colo do útero está ligeiramente aberto. A toma de analgésico ou comprimido com prostaglandina uma hora antes da colocação prepara o colo do útero e permite a colocação eventualmente indolor do DIU. A colocação no útero é realizada com um insertor fino através da vagina. Após a colocação os fios da extremidade inferior do DIU são encurtados.

Fehlt: Die Kosten der kleinen Hormonspirale

Die Hormonspirale Jaydess® bietet für 3 Jahre eine sichere Verhütung zum Preis von ca. € 500.-. Die Kosten sind in Österreich selbst zu tragen. Die Krankenkassen gewähren keinen Zuschuss oder eine Kostenerstattung. Auch wenn dies auf den ersten Blick teuer erscheint, lohnt sich ein Umrechnen – denn über den Zeitraum von 3 Jahren liegen die Kosten für die Hormonspirale bei € 13,80.- im Monat und sind damit günstiger als beispielsweise die Kosten des Verhütungsringes bzw. des Verhütungspflasters. Außerdem kann aufgrund der leichteren Monatsblutung evtl. auch Geld für Monatshygiene wie Tampons oder Binden eingespart werden.