Kyleena – o novo DIU-hormonal – pequeno e leve – para 5 anos.
Com o novo DIU-hormonal Kyleena, um novo contraceptivo para mulheres foi lançado em janeiro de 2017. Ele combina as vantagens de seus dois irmãos já bem estabelecidas no mercado, Mirena e Jaydess. Kyleena é tão pequeno quanto a Jaydess, mas oferece eficácia contraceptiva por 5 anos, como o Mirena. Ele possui a mesma taxa de liberação hormonal do Jaydess, atua principalmente localmente no útero e é um dos contraceptivos mais eficazes disponíveis, com um Pearl-Index de 0,16.
Kyleena – como ele é e onde é inserido?
O Kyleena é um dispositivo plástico pequeno e flexível em forma de T (28x33mm) que carrega em sua perna longitudinal, no espaço de armazenamento, seu ingrediente ativo, o hormôniodo corpo amarelo – levonorgestrel. O DIU é inserido no útero por um ginecologista. Graças aos braços em T móveis do dispositivo e ao tubo de inserção estreito de 3,8 mm, é possível inseri-lo no útero, através do colo, mais facilmente e com menos dor em comparação com o Mirena. Geralmente recomenda-se que o DIU seja inserido durante o período menstrual, porque nesse período o colo do útero está um pouco mais macio e mais elástico. Além disso, você recebe um medicamento (por exemplo, ciprostol) antes da inserção, o que aumenta um pouco o tamanho do colo do útero e contribui para uma administração menos dolorosa. Na extremidade inferior do DIU, é anexado um fio de plástico, que após a inserção pode ser sentido na vagina em frente ao colo uterino e, além de servir para verificação se a espiral ainda está no útero, permite a fácil remoção do DIU pelo ginecologista.
Como Kyleena atua?
O DIU Kyleena funciona com base em um hormônio chamado levonorgestrel (LNG) e é, portanto, como a minipílula, o implante hormonal e a injeção de 3 meses, um contraceptivo livre de estrogênio. Ele é inserido no útero e atua principalmente localmente, ou seja, a função dos ovários e os níveis de estrogênio do corpo não são afetados e dificilmente a ovulação é impedida. Em comparação, por exemplo com pílulas combinadas de dose baixa, nas quais os hormônios primeiro passam pelo metabolismo hepático e circulação sanguínea, o nível sistêmico de LNG é de 3000-4000pg / ml, o nível sistêmico do LNG com Kyleena é de 99,1-199pg / ml. A dose hormonal diária do DIU-hormonal é, portanto, muitas vezes menor do a dos contraceptivos hormonais convencionais.
O levonorgestrel em baixa dose contido no DIU Kyleena é lenta e continuamente liberado no útero e atua em três frentes:
- O tampão mucoso no colo do útero, que normalmente se liquefaz durante a ovulação para permitir uma boa permeabilidade dos espermatozóides, permanece espesso e viscoso graças ao levonorgestrel. Isso atua como uma barreira não apenas para os espermatozóides, mas também como uma certa proteção contra a entrada de germes e bactérias no útero.
- O endométrio, que se prolifera todos os ciclos para permitir uma boa implantação do óvulo fertilizado (na ausência de contracepção hormonal), permanece fino devido à ação da progesterona. Esta é também a razão pela qual o sangramento menstrual é geralmente mais fraco ao usar contraceptivos hormonais e significativamente mais leve e indolor ao usar um DIU hormonal, em particular (efeito local).
- Os espermatozóides que apesar da barreira mucosa ainda entrarem no útero, são inibidos em sua função e mobilidade pelo levonorgestrel, o que significa que nenhum óvulo pode ser fertilizado.
Quão efetivamento e por quanto tempo Kyleena funciona?
O DIU-hormonal Kyleena é um contraceptivo de longo prazo e possui uma reserva hormonal que fornece proteção segura por 5 anos. Portanto, a eficácia do DIU- hormonal pode ser confiável por cinco anos, e somente então ele deve ser substituído. Obviamente, a remoção do DIU pelo ginecologista é possível a qualquer momento antes do final desses 5 anos.
Estudos mostraram que Kyleena é muito eficaz. O Pearl-Index, ou seja, o número relativo de mulheres que engravidam dentro de um ano, apesar de usar Kyleena, é de 0,16 (em 100), o que é ainda mais eficaz do que os irmãos igualmente confiáveis Jaydess (0,41) e Mirena (0,2).
Para quem é o Kyleena?
Como todos os DIUs-hormonais, Kyleena é adequado para todas as meninas e mulheres que desejam proteger-se de maneira eficaz da gravidez. Kyleena e Jaydess foram especialmente desenvolvidas para melhor atender às necessidades de meninas e mulheres jovens ou mulheres que ainda não tiveram filhos. O pequeno corpo em T é particularmente adequado para o útero pequeno, assim como o tubo de inserção estreito para o colo do útero estreito de mulheres que ainda não têm filhos.
Como o efeito tem duração de 5 anos, destina-se a mulheres que inicialmente planejam não engravidar em um futuro próximo. Caso isso mude ao longo dos anos, é claramente possível remover o DIU a qualquer momento e engravidar imediatamente. o DIU também é particularmente útil para meninas e mulheres que não querem pensar em contracepção regularmente ou não querem ser expostas ao risco de esquecer o método contraceptivo, e mesmo assim estarem sempre e seguramente protegidas de uma gestação indesejada.
O custo do pequeno DIU-hormonal Kyleena
O custo das espirais hormonais pode ser encontrado aqui.
Qual é a diferença entre o DIU-hormonal Kyleena e o DIU de cobre?
Como os outros dois DIUs-hormonais, Kyleena difere do DIU de cobre ou de ouro principalmente em seu modo de ação, mas também em sua eficácia e possíveis efeitos colaterais. O Kyleena funciona por meio do hormônio levonorgestrel, o DIU de cobre ou ouro não contém hormônios. Eles trabalham com base em íons de cobre, que são liberados pelo DIU no útero e inibem a capacidade do espermatozóide de fertilizar o óvulo. Com um Pearl-Index de 0,8, o DIU de cobre não é tão eficaz quanto os DIUs hormonais em geral e quanto o Kyleena com 0,16 em particular. Comparado ao DIU-hormonal Kyleena, que torna o sangramento menstrual significativamente mais leve e menos doloroso, as queixas menstruais persistem ou se intensificam ao usar o DIU de cobre. Em termos de preço, os DIUs de cobre ou ouro, que também oferecem proteção contraceptiva por até 5 anos, ficam um pouco mais baratas. Em média, a inserção custa cerca de 300 euros.
As vantagens do Kyleena
- Alta Eficácia: o DIU-hormonal fornece proteção confiável contra gravidez indesejada por 5 anos, com dosagem hormonal mínima, predominantemente local. A alta eficácia é independente da idade e peso da mulher. Vômitos, diarréia ou qualquer mudança de horário relacionada a viagens não afetam a eficácia de Kyleena.
- Não há necessidade de pensar em contracepção: com o DIU-hormonal, a sexualidade pode ser vivida livre de preocupações com possíveis consequências indesejáveis. O medo de esquecer o uso do contraceptivo desaparece e aumenta espontaneidade.
- Ausência de estrogênio: Kyleena contém apenas o hormônio levonorgestrel (hormônio do corpo lúteo), ou seja, também é adequado para mulheres com risco aumentado de trombose. O levonorgestrel não aumenta o risco de trombose.
- Baixa dose: devido ao modo de ação local, ao DIU-hormonal tem efeito contraceptico com uma dose hormonal muito baixa. Os níveis hormonais que podem ser medidos no sangue são muitas vezes inferiores aos presentes ao tomar a pílula e, por esse motivo, ele é bem tolerado.
- Inserção sem dor: o tamanho pequeno e a mobilidade dos braços em T permitem uma inserção do DIU pelo médico mais fácil e com pouca dor.
- Períodos menstruais mais curtos e leves: devido ao DIU-hormonal, há uma redução na proliferação do endométrio,e como consequencia, os períodos menstruais tornam-se mais curtos e mais leves e os sintomas potenciais associados diminuem.
- Visível no ultrassom: como a Jaydess, Kyleena é fabricado com um anel de prata e, portanto, pode ser vista bem no ultrassom.
- Adequado para a amamentação: Como o Kyleena contém apenas um hormônio (progesterona), ele também pode ser usado com segurança durante a amamentação. Isso não afeta a qualidade e a quantidade de leite materno.
Possíveis efeitos colaterais de Kyleena
Em geral, o DIU-hormonal é bem tolerado devido ao seu modo de ação local e, portanto, baixo efeito sistêmico.
- Em 4 de 1 00 mulheres, o DIU é expulso após a inserção. O aumento do sangramento pode indicar isso. Em 96 de 100 mulheres, no entanto, o DIU permanece corretamente no útero até que seja finalmente removida por um ginecologista.
- Um pouco mais de 10 em 100 mulheres experimentam dores de cabeça ocasionais, acne, alterações nos padrões de sangramento e cistos ovarianos.
- 1 a 10 em 100 mulheres podem apresentar piora do humor, náusea ou corrimento. Isso significa que em 90-99 de 100 mulheres o humor não muda, elas não sentem náuseas ou têm corrimento vaginal.
- Inflamação (0,6%) ou lesões na região pélvica (0,2%) são extremamente raras.