Depois do parto

O parto produz alterações na vida da mulher e do casal. Possui implicações na vida sexual; existe a recomendação de proletar as relações sexuais para 6 semanas depois do parto. Não se trata duma regra estanque, existem várias condicionantes para o início da ovulação numa mulher após o parto, o que pode acontecer nas primeiras 3 semanas do pós-parto. Não deve necessariamente iniciar a contraceção quando iniciar a atividade sexual no pós-parto, porque mesmo com a amamentação pode engravidar.

As mulheres nesta fase da vida devem equacionar a contraceção mais adequada e eficaz, pois a maior parte dos casais não pretende uma gravidez imediatamente após o parto. Durante a amamentação deve escolher uma contraceção que não interfira com a quantidade e a qualidade do leite.

Os métodos hormonais recomendados na amamentação são essencialmente baseados na administração isolada de progestegénios porque não possuem efeito sobre o leite. A utilização de contraceção hormonal combinada com estrogénios e progestagénios não é promovida pela interferência com o leite.

Um dispositivo hormonal pode ser aplicado 4 a 6 semanas após o parto, pois será o tempo necessário para a cavidade endometrial retomar a normalidade, com eficácia contracetiva imediata.