Mulheres que não pretendem engravidar

As mulheres mais novas, mesmo as que nunca engravidaram podem utilizar o dispositivo intra-uterino de libertação hormonal, pois as dimensões estão adequadas com o útero da puberdade. O Mirena® não possui efeitos benéficos nas alterações da pele, e por isso não deve ser utilizado nas mulheres mais novas com acne.

Os primeiros estudos com os dispositivos intra-uterinos sugeriam um aumento de risco de infeções genitais ou interferir com a fertilidade, mas sem evidências científicas em ensaios clínicos; o risco de infeção era acrescido da possibilidade da migração de organismos a partir da vagina e este tipo de infeção é raro nas mulheres mais novas quando foi utilizado o dispositivo hormonal em comparação com o dispositivo de cobre.

Nas mulheres mais novas existe receio da utilização dum dispositivo associado à aplicação dolorosa do mesmo. Informe-se no seu médico assistente sobre a possibilidade de utilizar anestesia durante a aplicação do dispositivo ou na preparação do colo do útero antes da aplicação. A administração de prostaglandinas (Cytotec) antes da colocação do dispositivo pode transformar todo o processo num evento mais fácil aplicação e com alívio de eventual sensação de dor.