O que é um dispositivo de libertação hormonal?

O Mirena® sistema intra-uterino de libertação hormonal é altamente eficaz como contraceção de longo prazo e combina as vantagens de dois outros métodos de contraceção: pílula progestagénica com escassas perdas hemáticas, menstruações pouco dolorosas e ausência de efeitos secundários causados pelos estrogénios, como aumento de peso e tensão mamária; a vantagem dos dispositivos intra-uterinos de cobre, contraceção eficaz quando colocados na cavidade uterina.

O dispositivo intra-uterino é de dimensões reduzidas em forma de T e a sustenção do mesmo é de polietileno. Os braços da forma em T são flexíveis, permitindo uma fácil inserção na cavidade uterina por um profissional de saúde e assegura a correta aplicação.

Em vez de metal, a posição vertical do T possui um reservatório (verde nas fotos) que contém um produto ativo hormonal, uma versão sintética da hormona que é produzida pelo corpo lúteo (progesterona), designado de levonorgestrel. Esta hormona é utilizada noutros métodos contracetivos como a pílula, com uma boa tolerância. Após a aplicação do Mirena, existe a libertação intra-uterina de quantidades reduzidas e constantes de levonorgestrel durante anos (5 a 7) que atua diretamente no endométrio.

Na extremidade inferior do Mirena existem os fios; poderá apalpar os fios se fizer um toque vaginal; os fios facilitam ao profissional de saúde na remoção do Mirena.

O Mirena® significa que durante 5 anos estará a utilizar um método de contraceção eficaz e de confiança, sem necessidade de tomar diária, semanal ou mensalmente uma pílula.

A hormona levonorgestrel possui outros efeitos positivos (ver Vantagens do dispositivo intra-uterino de liberação hormonal).Vantagens do dispositivo hormonal’