Aplicação com alívio da dor

A colocação do dispositivo intra-uterino pode ser acompanhada de dor, sobretudo em mulheres que nunca tiveram um parto via vaginal. Podem ser implementadas algumas medidas para aliviar a dor:

  • a maturação do colo do útero (ver a Preparação do colo do útero)
  • utilização de dilatadores cónicos do canal cervical; este tipo de dilatadores permite uma ação regular no alargamento do colo do útero (comparativamente às velas de Hegar). Isto significa menos sensação de dor. Outra vantagem reduz o risco de infeção pois apenas necessita dum único movimento em relação às velas de Hegar em que são executados movimentos de repetição para aumentar o calibre do dilatador. Por outro lado, o procedimento é mais rápido e mais fácil; estes dilatadores incluem os aparelhos de Denniston_Dilators e os de Hamann Zervikometer, www.zervikometer.de, que são desenvolvidos para a aplicação de dispositivos intra-uterinos.
  • outra medida consiste na utilização de anestesia local, em redor do canal cervical; nestes casos quantidades reduzidas de anestésicos são instiladas (2 a 3ml) na parte interna e externa do orifício do colo do útero.

Em condições especiais o dispositivo necessita de anestesia geral para a respetiva aplicação. Deve ser de curta duração e ligeira sedação apenas para ultrapassar o canal cervical.

.

Vídeo do Mirena durante a colocação: