DIU-HORMONAL nas nulíparas e nuligrávidas

Após esclarecimento adequado, o Mirena é uma boa alternativa como método de contraceção em mulheres que nunca engravidaram (nuligrávida) ou que nunca tiveram um parto (nulípara).

Existem fatores que podem aumentar a probabilidade de colocar um dispositivo numa mulher nuligrávida ou nulípara:

  • redução de número de filhos por casal/mulher, mais casos de partos por cesariana, mulheres que não pretendem engravidar e idade mais avançada para o primeiro filho.
  • As mulheres que ainda não estiveram grávidas pretendem utilizar um método muito eficaz como contracetivo.
  • Existem estudos clínicos que apontam neste grupo de mulheres a escolha do dispositivo intra-uterino como primeira opção.
  • A utilização dum método eficaz influencia a espontaneidade da vida sexual das mulheres.

O Mirena pode ter vantagens adicionais nas mulheres mais novas: escassas perdas menstruais e redução da intensidade das dores associadas à menstruação.

Não está demonstrado que a utilização de dispositivos intra-uterinos em mulheres mais novas faz aumentar o risco de infeções ginecológicas ou que interfere com a fertilidade posterior. Podem ser consultados resultados de avaliações clínicas que revelam que o risco de infeções ginecológicas com dispositivos em mulheres mais novas é inferior comparativamente às mulheres com mais idade e na fase reprodutiva.

O Mirena não é recomendado em mulheres com acne, inclusivamente pode acentuar esta condição.

Uma mulher que não teve um parto vaginal possui maior encerramento do canal cervical comparativamente à mulher que já teve um parto via vaginal; a aplicação dum dispositivo nas mulheres mais novas pode constituir um desafio aos profissionais de saúde pela dificuldade técnica e a sensação de dor que pode causar. Por isso é que as mulheres do grupo etário mais baixo preferem utilizar outros métodos de contraceção que aumentam o risco duma gravidez não planeada. Nestas condições a preparação do colo do útero antes da aplicação, pode ser crucial para o sucesso da colocação do dispositivo  Details dazu in dem Kapitel: (ver Preparação do colo do útero).Cervixpriming