Inserção sem dor
A colocação do SIU-LNG com o mínimo de dor possível deve ser garantida para todos os pacientes. Atenção especial nesse quesito deve ser dada nos casos de mulheres que ainda não tiveram um parto vaginal. Para isso existem essencialmente três estratégias muito eficazes:
- Preparo cervical: a preparação medicinal do colo do útero é muito eficaz e é descrita em um capítulo separado.
- Dilatação com Dilatador cônico: devido ao formato cônico, a dilatação pode ser melhor dosada em comparação com os dilatadores paralelos, como as Velas de Hegar. Isso induz menos dor. Outra vantagem é o menor risco de infecção, uma vez que é necessária apenas uma entrada através do colo do útero, em vez de sucessivas inserções de Velas de Hegar de tamanhos diferentes. Isso permite um procedimento mais rápido, o que também é menos estressante para o paciente. Os Dilatadores de Denniston ou Hamann Zervikometer, www.zervikometer.de, desenvolvido para a inserção de DIU / SIU são especialmente adequados para o procedimento.
- Anestesia local intracervical: se ocorrer dor na área do canal cervical durante a colocação de um DIU / SIU, a anestesia local é uma maneira muito eficaz de reduzir a dor. Algumas pequenas injeções de um total de 2-3 ml de anestésico local na área do colo uterino externo e interno são geralmente suficientes para isso.
- Em alguns casos, uma sedação leve também é uma boa opção para inserção sem dor, por ex. em mulheres jovens.
Em situações especiais, a colocação do SIU sob anestesia geral breve também é uma opção, pois a anestesia pode ser mantida superficial e por pouco tempo, pois a dor induzida durante a dilatação do colo não é muito intensa.
Vídeo de instrução para inserção do SIU-LGN da Bayer: