Tratamento para Distúrbios do sangramento em uso do SIU-LNG
Com o uso da Terapia com progestagêneo isolado, pode ocorrer ocasionalmente sangramento prolongado ou escapes menstruais. Na maior parte dos casos esse efeito é temporária e não requer tratamento. Mesmo após a colocação do primeiro SIU-hormonal, o sangramento irregular geralmente ocorre apenas nos primeiros 3-6 meses, e se torna significativamente menos frequente com o passar do tempo. No final do primeiro ano, a maioria das mulheres em uso do Mirena® apresenta sangramento por 1-2 dias por mês e quase metade das mulheres não menstrua mais. Este aspecto em particular deve ser discutido em detalhes na consulta antes da colocação. (Se a o SIU-hormonal Mirena® for removida após 3-5 anos e um novo for colocado imediatamente, o padrão de sangramento preexistente será mantido. Isso significa que não haverá aumento de sangramento novamente).
Ocasionalmente, no entanto, após a colocação do primeiro SIU-LNG o sangramento pode se tornar prolongado ou mais intenso. Infelizmente, não é possível prever o risco individual de sangramento prolongado ou aumentado, porque não há fatores de risco conhecidos. No entanto, um tratamento deve ser oferecido se a qualidade de vida da paciente for restrita ou se houver uma razão médica devido à perda persistente de sangue. Atualmente, não existe terapia padrão para essas situações, no entanto as seguintes opções estão disponíveis:
- exclusão de miomas ou localização incorreta do DIU / SIU usando ultra-som ou histeroscopia. (O SIU-LNG também pode permanecer após a histeroscopia).
- ingestão adicional de um contraceptivo oral combinado ou estradiol oral ou transdérmico ou etinilestradiol por 3 meses.
- A mifepristona (antagonista do receptor de progesterona) bloqueia o receptor de progesterona e estimula a formação do receptor de estrogênio no endométrio. Esse efeito pode ser acentuado pela adição de 20 mcg de etinilestradiol no dia 2-5 dia do ciclo. O endométrio pode então proliferar novamente e o sangramento é interrompido.
- 100mg de doxiciclina, duas vezes ao dia, durante 5 dias. O efeito da doxiciclina ou das tetraciclinas consiste em inibir o efeito das metaloproteinases na degeneração da matriz no tecido conjuntivo. As metaloproteinases da matriz são importantes no endométrio para o acúmulo da membrana mucosa. Um padrão modificado das metaloproteinases da matriz foi demonstrado em usuários de preparações de progestagênio a longo prazo.
- Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE)
- Ácido tranexâmico
Uma terapêutica resumida para manejo do sangramento sob o uso de contraceptivos com progestágeno isolado pode ser encontrado em:
– Blutungsstörungen unter reiner Gestagen-Langzeitkontrazeption mit subdermalen Implantaten Teil 2: Management von Zusatzblutungen unter subdermalen Implantaten, Der Frauenarzt, 2011, Hans-Joachim Ahrendt, Christian Egarter
– M. Ludwig: Contracepção hormonal – um manual para a prática, 2009
– Bleeding pattern changes with progestogen-only long-acting reversible contraceptives, Sexual Health & Family Planning Australia
– Treatment of vaginal bleeding irregularities induced by progestin only contraceptives. Abdel-Aleem H, d’Arcangues C, Vogelsong KM, Gülmezoglu AM. Cochrane Database Syst Rev. 2007 Oct 17;(4):CD003449.