A menstruação com o DIU hormonal
Nos primeiros 3 a 6 meses após a inserção do DIU hormonal, o endométrio não se prolifera mais durante o ciclo, mas permanece fino, como no final da menstruação. Sangramento intermenstrual leve (de escape) ou sangramento que dura vários dias geralmente ocorrem durante esta fase de ajuste. Do ponto de vista médico, esse sangramento são inofensivos e geralmente diminuem ou desaparecem dentro de alguns meses. O corpo simplesmente precisa de um pouco de tempo para se adaptar à nova situação. Assim que o útero se acostuma ao DIU hormonal, o sangramento se torna mais fraco e mais curto ou não ocorre.
Muito raramente, ocorre um sangramento incomumente intenso e duradouro após a colocação de um DIU hormonal. Nesse caso, você deve consultar seu ginecologista para descobrir a causa.
Você pode fazer um calendário menstrual para que você e seu ginecologista possam entender as mudanças no comportamento da sua menstruação antes e depois da colocação do DIU hormonal.
Após o primeiro ano de uso, 1 de cada 5 mulheres que usam o DIU hormonal se manterá sem sangramento menstrual.
Essa ausência de sangramento é normal e um efeito do hormônio levonorgestrel no endométrio. Não é um sinal de gravidez. Se estiver preocupada, você pode fazer um teste de gravidez como precaução, mas não precisa repeti-lo. O DIU hormonal é um dos métodos mais eficazes de contracepção. Somente se houver sinais adicionais de gravidez – se sentir náusea ou desconforto nas mamas – entre em contato imediatamente com seu ginecologista.
A seguir, é apresentada uma comparação da intensidade média do fluxo menstrual sem e com o DIU hormonal: