Mulheres jovens e sem filhos
O DIU hormonal também é uma opção de método contraceptivo para mulheres jovens e sem filhos. Uma vez que o útero tenha um tamanho compatível, um DIU pode ser inserido. Desde 2014, o DIU – Jaydess® – está disponível especialmente para mulheres jovens com um útero pequeno. Ele é menor que o Mirena® e funciona por 3 anos como um contraceptivo seguro.
Há muitas mulheres jovens que usam o DLIU porque outros métodos estão fora de questão para elas. Dentre as vantagens do método, pode-se destacar a sexualidade que pode ser vivida espontaneamente, com a segurança de um método contraceptivo confiável e conveniente. O fluxo menstrual mais leve (ou até mesmo ausente) e um período menstrual menos doloroso são vistos como efeitos positivos adicionais.
Mirena® e Jaydess® não têm influência positiva na pele; ocasionalmente, a pele pode ter um aumento da oleosidade. É por isso que o DLIU não é o método de primeira escolha para mulheres com tendência à acne.
A suspeita de que o DLIU aumentaria a taxa de infecção pélvica com consequente impacto na fertilidade não foi comprovada em estudos clínicos de impacto. Estudos mostram que em relação ao DIU de Cobre, o Mirena® e Jaydess® teriam menos risco de infecção pélvica.
Às vezes, as mulheres jovens temem uma possível dor durante a inserção do DLIU e, portanto, evitam escolher esse método para si mesmas. Pergunte ao seu ginecologista sobre a preparação do colo do útero com uso de medicamentos ou anestesia local. Tomar a chamada prostaglandina (2 comprimidos Cytotec® / Cyprostol®) uma hora antes de inserir o DIU faz com que o colo do útero fique macio e elástico e o DIU pode ser colocado sem dor.