Jaydess o pequeno DIU-hormonal
JAYDESS® – o pequeno, leve DIU-hormonal
A maioria das jovens usa como método contraceptivo a pílula ou o preservativo. No estresse diário, no entanto, às vezes a pílula é esquecida e, ao usar o preservativo, podem ocorrer desagradáveis efeitos na espontaneidade da paixão. A experiência demonstrou que ambos são riscos para o desenvolvimento de uma gravidez indesejada. O conhecimento de que jovens mulheres e mulheres que ainda não tiveram filhos também podem usar um DIU ainda não é muito difundido. Recentemente, surgiu um novo DIU-hormonal, desenvolvido especialmente para esses grupos-alvo.
Com esse pequeno DIU-hormonal, as mulheres jovens têm agora disponível um método de longo prazo que, com baixas doses hormonais, é muito eficaz por um período de 3 anos
Como atua o Jaydess®?
O “DIU-hormonal” Jaydess® é um método eficaz para prevenir gravidezes indesejadas. Combina as vantagens de uma pílula livre de estrogênio (período menstrual mais leve e sem dor; sem efeitos colaterais relacionados ao estrogênio) com as do DIU convencional (cobre) (efeito seguro diretamente no útero por vários anos) e, portanto, é um método conveniente e seguro de contracepção a longo prazo.
O DIU-hormonal é um dispositivo plástico pequeno, macio e em forma de T. As barras em T são flexíveis e permitem ao ginecologista inseri-las no útero com pouca dor – ao mesmo tempo em que garantem uma boa retenção no útero.
Há uma cobertura na perna longitudinal onde é armazenado o ingrediente ativo do DIU-hormonal, o hormônio do corpo amarelo “Levonorgestrel”. O levonorgestrel tem sido utilizado em pílulas anticoncepcionais há muitos anos e é bem tolerado. Depois de inserir o Jaydess®, o DIU libera lenta e uniformemente o levonorgestrel em quantidades muito pequenas diretamente no endométrio.
Na extremidade inferior do DIU-hormonal, existe um ilhó ao qual estão ligados dois fios de remoção. Esses fios podem ser sentidos por você e permitem ao ginecologista remover facilmente o DIU-hormonal.
Jaydess® oferece um contracepção extremamente confiável por 3 anos, sem a necessidade de usar um contraceptivo diariamente / semanalmente / mensalmente.
A dose diária de hormônio diretamente no útero é de 13,5 microgramas de levonorgestrel em 24 horas e, portanto, é muito menor do que quando se toma a pílula, já que a pílula não age localmente, mas os hormônios devem primeiro percorrer o metabolismo ou a corrente sanguínea antes de serem eficazes.
O DIU-hormonal é desde o primeiro dia eficaz de três formas:
- espessando o muco natural do colo do útero (= barreira segura) sob a influência do hormônio levonorgestrel, para que o esperma não possa subir ao útero e fertilizar um óvulo. Este tampão de muco é dificilmente penetrável, mesmo para germes e bactérias em crescimento, oferecendo, assim, uma certa proteção contra infecções.
- reduzindo a proliferação do endométrio e mantendo-o fino, motivo pelo qual o período menstrual sob o uso do DIU-hormonal é muito mais curto e leve. O endométrio não é construído mensalmente para a implantação de um óvulo fertilizado. É por isso que algumas mulheres não têm mais sangramento sob o suo do DIU-hormonal.
- o hormônio Levonorgestrel inibe a função e a motilidade dos espermatozóides que ainda conseguirem entrar no útero.
Todos esses efeitos de prevenção da gravidez deixam de atuar assim que o DIU-hormonal é removido. As mulheres podem engravidar novamente no primeiro ciclo após a remoção.
Os dois DIUs-hormonais Jaydess® und Mirena® em comparação
O novo DIU-hormonal Jaydess® é 4 mm mais estreito e 2 mm mais curto que seu “irmão mais velho” Mirena®, mas seu modo de ação é semelhante.
Comparação | Jaydess® | Mirena® |
Tamanho | 28mm x 30mm | 32mm x 32mm |
Ação | Levonorgestrel é liberado diretamente no útero; Espessamento do muco no colo do útero; Redução no endométrio; O espermatozóide é alterado em sua mobilidade e função; | Levonorgestrel é liberado diretamente no útero; Espessamento do muco no colo do útero; Redução no endométrio; O espermatozóide é alterado em sua mobilidade e função; |
Quantidade total de hormônio | 13,5 mg | 52 mg |
Dose/24 horas: | 13,5 Mikrogramas/24 horas no início até 5 microgramas/24 horas no final do período de ação (3 anos) | 20 Mikrogramas/24 horas no início até 10 microgramas/24 horas no final do período de ação (5 anos) |
Visível ao ultrassom | Sim | Não |
espessura do insertor | 3,80mm | 4,74mm |
Segurança: | 4 a cada 1000 mulheres engravidarão em um ano | 2 a cada 1000 mulheres engravidarão em um ano |
Padrão menstrual: | períodos menstruais mais curtos e fracos; no início é possível um aumento do sangramento intermenstrual;
13% das mulheres não menstrua sob uso do Jaydess; |
Os períodos menstruais tornam-se mais fracos e menos dolorosos; possível sangramento irregular no início;
24% das mulheres não menstrua sob uso do Mirena; |
Kustos | € 500.- até € 600.- | |
Duração: | 3 anos | 5 anos |
As vantagens do Jaydess®
As mulheres esperam que o contraceptivo ideal seja seguro, fácil de usar e bem tolerado. Para mulheres jovens com útero pequeno e mulheres que ainda não deram à luz, o DIU-hormonal Jaydess® oferece várias vantagens devido ao seu tamanho menor:
Seguramente eficaz. O DIU-hormonal oferece proteção muito segura contra gravidez indesejada com dosagem hormonal local mínima. A alta eficácia é independente da idade e peso da mulher. Não há erros de aplicação como “esquecimento” ou “pensar muito tarde na contracepção”. Vômitos, diarréia ou atrasos não influenciam a eficácia do Jaydess®.
Contracepção livre de estrogênio. O DIU-hormonal contém apenas um hormônio, a progesterona Levonorgestrel. Esse hormônio também é adequado para mulheres que têm um risco aumentado de trombose.
Dose baixa. Os níveis hormonais que podem ser medidos no sangue são muitas vezes mais baixos do que quando se toma uma pílula e por isso há poucos problemas de tolerabilidade. A detecção sistêmica de hormônios em comparação com o espiral hormonal Mirena® é reduzida em até 50%.
Inserção indolor. Devido ao tamanho pequeno, o DIU pode ser colocado facilmente e com pouca dor.
Confortável e não perceptível. A sexualidade pode ser vivida com a espiral hormonal livre de pensamentos de possíveis conseqüências indesejáveis e livre de interrupções desagradáveis. Depois de colocar o Jaydess®, as mulheres não precisam mais pensar em contracepção por 3 anos.
Visível no ultrassom. Graças ao anel de prata dentro do eixo de plástico, o ginecologista pode ver bem o Jaydess® no ultrassom e diferenciá-lo de outros DIUs.
Removível a qualquer momento. Para mulheres jovens que desejam apenas usar métodos contraceptivos muito eficazes por um período limitado de tempo, mas gostariam de satisfazer o desejo de ter filhos em um futuro próximo, o DIU-hormonal oferece a vantagem de poder ser removida a qualquer momento e uma gravidez pode ocorrer imediatamente depois.
Aplicável durante a amamentação. Como o DIU-hormonal contém apenas o hormônio corpo lúteo, ele também pode ser usada durante a amamentação. Ele não afeta a qualidade e a quantidade de leite materno.
Mais qualidade de vida. Muitas mulheres acham agradável se também tiverem outros benefícios adicionais por meio de um contraceptivo. O DIU-hormonal gera períodos menstruais mais curtos e fracos. Isso geralmente também reduz o consumo de medicamentos para dor. Muitas mulheres não acham incômodo se o período menstrual não ocorrer, desde que saibam que isso é completamente inofensivo em termos médicos.
Possíveis desvantagens do Jaydess®
O DIU-hormonal Jaydess® é um contraceptivo hormonal e, como com a pílula, também podem ocorrer efeitos colaterais indesejados. Os efeitos colaterais geralmente são menores do que quando se toma a pílula, porque o DIU-hormonal libera apenas uma dose muito pequena do hormônio levonorgestrel diretamente no útero. É por isso que Jaydess® também é adequado para mulheres que sofreram vários efeitos colaterais (por exemplo, ganho de peso) ao tomar a pílula.
O que pode acontecer depois que um DIU-hormonal é colocado?
Entre 100 mulheres com o DIU-hormonal Jaydess:
- … até 6 mulheres podem expulsar o DIU após a postura. O aumento do sangramento pode ser uma indicação de que isso aconteceu: em 94 de 100 mulheres, o DIU permanece seguro no útero até que seja adequadamente removido pelo médico.
- … humor depressivo, enxaqueca, náusea, perda de cabelo ou dor no peito podem ocorrer em 1 a 10 mulheres. 90/99 mulheres em 100 não apresentam esses sintomas.
- … dor de cabeça ou dor abdominal, alterações do padrão de sangramentos e manchas de pele podem ocorrer em cerca de 10 mulheres. Estes sintomas não ocorrem em 90 de 100 mulheres.
- … Cisto ovariano pode ocorrer em 13 mulheres. 87 de 100 mulheres não apresentam cisto ovariano em uso do Jaydess. Como o efeito preventivo de Jaydess® é principalmente devido a efeitos locais no útero, a ovulação em mulheres com o DIU-hormonal geralmente não é alterada, incluindo desenvolvimento normal do Folículo ovariano. Às vezes, a liberação dos óvulos no ovário é atrasada e o período de maturação se prolonga. Tais folículos aumentados foram relatados como um efeito colateral em aproximadamente 13% das mulheres que usam Jaydess®, incluindo outros cistos ovarianos. Na maioria das vezes, os cistos não causam desconforto, mas em alguns casos podem ser acompanhados por dor abdominal. Na maioria dos casos, os folículos aumentados recuam por conta própria dentro de dois a três meses. Gravidez ectópica, inflamações e lesões na região pélvica são extremamente raras.
A segurança e eficácia do Jaydess®
DIUs-hormonais estão entre os métodos mais confiáveis de contracepção disponíveis atualmente.
De 1.000 mulheres que usam o DIU-hormonal Jaydess® por um ano, 4 engravidam.
Para comparação:
De cada 1000 mulheres que usam o DIU-hormonal Mirena® por um ano, 2 engravidam.
De cada 1.000 mulheres esterilizadas, 5 engravidam dentro de um ano.
De cada 1.000 mulheres que usam o DIU de cobre por um ano, 8 engravidam.
De cada 1.000 mulheres que usam anticoncepcional oral (pílula) por um ano, 90 engravidam.
De cada 1000 mulheres / casais que usam preservativo por um ano, 180 engravidam.
Fonte: www.contraceptivetechnology.org
Na Áustria, mais de 200.000 mulheres usam um DIU-hormonal – e a tendência está aumentando. Algumas mulheres já tiveram um segundo ou terceiro DIU colocado após remover seu primeiro DIU-hormonal, a fim de evitar a gravidez efetivamente por um período longo. Cerca de 12 milhões de mulheres em todo o mundo tiveram experiência com o DIU-hormonal.
Colocação, verificação e remoção do Jaydess®
Após um exame e consulta ginecológica, o ginecologista pode colocar o DIU-hormonal. Isso geralmente acontece no início de um período menstrual, quando o colo do útero está ligeiramente aberto. Tomar um analgésico e um comprimido de prostaglandina uma hora antes do procedimento prepara o colo do útero e permite a colocação indolor. O DIU é inserido no útero através da vagina usando um tubo de inserção fino. Após a colocação, aos fios de remoção são cortados mais curtos, de maneira que permaneçam palpáveis para a mulher verificar, mas não devem ser sentidos pelo parceiro durante a penetração. Recomenda-se um controle ginecológico após 4-6 semanas – depois é suficiente um controle ginecológico anual como parte do exame de rotina. Após três anos, o DIU deve ser removido – isso pode ser feito independentemente do período menstrual. Se após 3 anos um método contraceptivo for ainda necessário, um novo DIU pode ser colocado imediatamente.
O custo do pequeno DIU-hormonal
O DIU-hormonal Jaydess® oferece contracepção segura por 3 anos a um preço de aproximadamente € 500.-. Na Áustria, os custos serão pagos pela própria mulher. As seguradoras de saúde não concedem subsídio ou reembolso de custos. Mesmo que pareça caro à primeira vista, vale a pena analisar adequadamente – porque, em um período de três anos, o custo do DIU-hormonal é de € 13,80 por mês e, portanto, é mais barato que, por exemplo, o custo do anel contraceptivo vaginal ou do adesivo contraceptivo. Além disso, devido ao sangramento mensal mais leve, também podem ser economizados os custos mensais com produtos de higiene, como tampões ou absorventes.