Efeitos Colaterais

O DIU hormonal é geralmente bem tolerado. A dosagem  de levonorgestrel diária é mais baixa do que a presente na pílula anticoncepcional ou na injeção trimestral. Uma vez que trabalha diretamente no útero, apenas uma pequena quantidade de hormônio é necessária para uma contracepção eficaz.

Na fase de ajuste, nos primeiros 3 a 6 meses após a inserção do Mirena®, efeitos colaterais, como por exemplo dor pélvica leve, dor de cabeça, sensibilidade mamária, náusea, acne ou alterações de humor podem ser observados. Esses sintomas diminuem significativamente após a fase de ajuste.

Como o DIU hormonal atua principalmente localmente no útero, as mulheres continuam a ovular e o ciclo com suas flutuações também é preservado. Para as mulheres que sofriam alterações cíclicas de humor antes de inserir o Mirena®, o padrão provavelmente não mudará muito. Os sintomas de alterações de humor podem ocorrer, em particular, se uma pílula tiver sido tomada anteriormente para combater essas flutuações cíclicas – por exemplo a síndrome pré-menstrual. Fatores como estresse, jornada de trabalho dupla ou tripla, problemas no relacionamento, conflitos não resolvidos etc.  também influenciam o bem-estar pessoal. Raramente o DIU-hormonal é o gatilho para um desequilíbrio emocional.

O DIU hormonal não tem efeito de melhora da pele. Se você tinha problemas de pele antes de inserir o DIU hormonal, e usava uma pílula anticoncepcional que tem efeito positivo sobre a pele, provavelmente haverá uma piora. Converse com seu ginecologista sobre possíveis abordagens para esse problema.

A frequência dos cistos ovarianos depende do método diagnóstico utilizado. Os ensaios clínicos encontraram folículos aumentados em 12% dos usuários do Mirena®. A maioria dos cistos é inofensiva, não causa desconforto e geralmente resolve por conta própria.

Complicações graves com o DIU horminal são raras. Se ocorrer dor, o DIU pode não estar corretamente posicionado. Sangramento vaginal e dor abdominal intensa podem ser um sinal de uma gravidez ectópica. Apesar de ser um evento raro (apenas 2 mulheres a cada 1000 engravidam), se uma mulher engravidar durante a utilização de Jaydess, a probabilidade relativa desta gravidez ser ectópica está aumentada.

Fonte: https://www.bayer.pt/static/media/documents/Jaydess.pdf